Sua vida no enfoque do Terceiro Milínio — Uma Missão

     

Perda do centro criador

Promotores de mentalidade mecanicista

Promotores de mentalidade orgânica

A missão do leigo


home

mailto Instituto Secular dos Irmãos de Maria de Schoenstatt, 24.06.2000

Promotores de mentalidade mecanicista

Perdido Deus como centro criador, desenvolve-se na Europa e em outras partes do mundo um tipo peculiar de homem. Pe. Kentenich caracteriza-o como quem pensa, vive e ama de maneira mecanicista, desintegrante. Uma explosão nuclear em nível de espírito humano que rebenta e separa organismos como Criador-criação, corpo-alma-espírito, o homem como personalidade individual e ser social, amor primitivo-natural-sobrenatural, etc. O que é próprio da mecânica ou na vida animal, pode ter efeito fatal quando transferido para a vida humana:
"Sem dúvida, a mecanização do trabalho é o melhor veículo para implantar a mentalidade mecanicista. Se um operário sabe que pela simples troca de um carburador pode reparar um carro, não se sentirá psicologicamente inclinado também a trocar a sua mulher, por exemplo, se a vida matrimonial não decorre como ele o gostaria?" (M. Hiriart, 1957)
"Quando eu trabalhava numa usina siderúrgica, conheci miliares de "homens-robô", como os que são descritos por Virgil Gheorghiu magistralmente em 'A Vigésima Quinta hora'" (1956).
A ideologia de uma raça forte e privilegiada ou da super-valorização unilateral das massas populares, bem como a absolutização do valor da moeda são "clássicos" do pensar, viver e amar mecanicista. É difícil, porém mais interessante, enfocar os promotores atuais desta mentalidade. Os valores parciais, em si bons, que por sua natureza estão a serviço do valor central, são desmembrados, pensados e vividos como se fossem valores centrais. Por exemplo:
A moda: Qual o valor central visados pelos criadores da moda? Será porventura colaborar para expressar o cerne da personalidade feminina – que Deus colocou na mulher – e expressá-lo com estilo e originalidade? Não se confirma, muito mais, a tendência da moda salientar exclusivamente o corpo?
A televisão: Qual é o valor central visado no mundo da televisão? Servir ao espectador e fornecer-lhe informações objetivas, elaboradas sob o critério da verdade? Ou será mais importante vincular o expectador a determinado canal por constantes atrativos, cada vez mais exitantes?
Os promotores mecanicistas influenciam nosso pensar, viver e amar.

Segue: Promotores de mentalidade orgânica