Sua vida no enfoque do Terceiro Milínio — Uma Missão

     

Perda do centro criador

Promotores de mentalidade mecanicista

Promotores de mentalidade orgânica

A missão do leigo


home

mailto Instituto Secular dos Irmãos de Maria de Schoenstatt, 24.06.2000

Perda do centro criador

"Podem-se percorrer todos os aspectos da arte nos últimos séculos. Dificilmente se encontrará um em que artistas católicos passem além da influência pessoal ou ocasional e consigam criar uma escola ..." "Nenhum estilo arquitetônico novo, apropriado para a época, veio substituir o gótico medieval e o barroco, ... O cinema, a mais moderna das artes apareceu e se desenvolveu sem o menor contato com os meios católicos e somente hoje se tem enfrentado o problema, porque ele se tornou crítico, e se estão buscando soluções com critérios católicos. Tudo indica que a arte moderna se desenvolve, em geral, à margem da religião, simplesmente prescindindo dela."
São citações de Mario Hiriart, de um trabalho de 1957. – A sociedade moderna, em grande parte, perdeu a Deus como centro criador da cultura. Qual é a causa desta evolução histórica, negativa do ponto de vista cristão?
"Nesta altura, o cristianismo cometeu uma falta vital – não de doutrina –: não foi capaz de assimilar o desenvolvimento das ciências físicas e de inseri-las numa estrutura teocêntrica de pensamentos. ... Esta situação requer uma solução vital."(12.06.1955)
O caso "Galilei" foi marcante neste assunto. Deus transmite para um leigo uma verdade científica: é a terra que gira em torno do sol. O clero e cientistas fiéis à Igreja, porém, não foram capazes de integrar esta descoberta no contexto do pensamento e da vida cristãos.
Por outro lado, descortina-se ao homem moderno a visão de como é perigoso colocar o Criador à margem e por-se a si mesmo no centro. Vemos em nossa frente o homem deste século, dilacerado, temeroso após duras experiências: o comunismo, o nacional-socialismo, o frio capitalismo, duas Guerras Mundiais, bombas atômicas detonadas sobre homens, mais mortos pela vida não-nascida através de abortos do que os inúmeros mortos nas guerras do nosso século, ...
Impõe-se uma enorme tarefa aos cristãos: buscar a Deus como Centro Criador e colocá-Lo vigorosamente na sociedade pós-moderna.

Segue: Promotores de mentalidade mecanicista