Sua vida no enfoque do Terceiro Milínio — Um Estilo de Vida

     

Ligado e aliado

Espiritualidade no dia-a-dia

Harmonia entre natureza e graça

Crescimento orgânico


home

mailto Instituto Secular dos Irmãos de Maria de Schoenstatt, 24.06.2000

Harmonia entre natureza e graça

Trata-se de um tema predileto de Mario, o que não surpreende, pois é estreitamente enlaçado com seu ideal de vida:
"Harmonia entre natureza e graça", esta foi sempre, Madrecita, a expressão que me plenificou desde sempre, interiormente. ... Talvez tenha sido a profunda harmonia do lar dos meus pais que me comunicou essa tendência instintiva para a paz, a quietude, o perfeito equilíbrio interior. ... "A graça não destrói, mas eleva e aperfeiçoa a natureza." Quando compreendi o que isto significa, realizou-se em mim uma verdadeira conversão ao cristianismo como, a que Chesterton narra em sua "Ortodoxia". ... Porém, somente nos últimos anos compreendi que essa harmonia não é um equilíbrio entre dois pólos de igual magnitude, mas que um, a graça, é infinitamente mais poderoso que o outro." (20.09.1957)
Inserir-se nesse organismo significa promover a vida, significa ser uma bênção para outros. O contrário acontece no Existencialismo, que Mario caracteriza como "... não posso senão pensar em mim mesmo ...". Segundo a sua opinião, esse pensar desenvolve-se, sobretudo, onde não houver um organismo de vinculações natural e sobrenatural. "Devemos capacitar novamente o homem a vincular-se em todos os sentidos, isto é: ser capaz de vincular-se interiormente a lugares, coisas e idéias; sobretudo, devemos capacitá-lo novamente, de maneira profunda, íntima e pessoal para relações comunitárias." (13.12.1960)
Passo por passo e em todos os sentidos, cresce e desenvolve-se em Mario o organismo de vinculações. Sua ligação a determinados lugares da natureza e a Capela em Bellavista, como ele cuida do seu terno novo, como trata dos seus diários, o respeito aos animais e plantas, como realiza seu Ideal Pessoal, como nele os valores e as idéias de Schoenstatt se tornam realidade e vida e como as pessoas procuram sua proximidade e seus conselhos, ... Mario faz mais exigências a si próprio do que a outros. Sua vida é um desafio.

demnächst: Viver no ritmo das leis de crescimento orgânico